Galinhas para principiantes: tudo o que precisa de saber

28 agosto 2020
-
2 minutos

Quer criar as suas próprias galinhas? Leia as nossas dicas para se iniciar neste hobby!

As galinhas são divertidas, educativas e desafiantes! A criação de galinhas é o passatempo perfeito para quem deseja ter uma maior ligação com o mundo natural, sonha com ovos fresquinhos ou quer o melhor adubo do mundo no seu jardim. Siga as nossas dicas para se iniciar numa das atividades mais gratificantes para quem tem um pouco de espaço verde à sua disposição! Advertimos: criar as suas próprias galinhas passa rapidamente de hobby a paixão!

 

Porquê criar galinhas?

Existem muitas razões para se iniciar na criação de galinhas. A mais popular é, claro, passar a ter o próprio stock de ovos frescos – garantimos que o seu sabor não tem nada que ver com aquele dos ovos que compra no supermercado! Outra é simplesmente o prazer de se rodear destas aves que, contrariamente ao mito, nada têm de tolo. Pelo contrário, as galinhas são muito espertas e divertidas e podemos mesmo vislumbrar diferentes personalidades no nosso bando! Observá-las é bem mais engraçado do que fazer scroll no seu telemóvel. E os mais pequenos concordam! Se se dedica à jardinagem deve ter ouvido dizer que o estrume das galinhas é ouro para as suas flores e arbustos. Esta é uma razão que leva cada vez mais fãs das flores a adicionarem galinhas ao seu quintal ou terreno. A variedade de galinhas atual é tão extensa que, entre cores e formas, das clássicas axadrezadas Pedrês às pomposas Sultanas, vai rapidamente perder a conta às suas favoritas!

 

Quantas galinhas?

As galinhas são animais sociais, por isso menos de duas nunca será aconselhável. A partir daí o número fica condicionado pela área de alojamento que possa disponibilizar. Se o principal objetivo for a produção de ovos, conte com duas por membro da família. Para principiantes, sugerimos começar com 3 a 5 galinhas. De acordo com o clima da sua região, pode optar por variedades mais resistentes ao frio ou ao calor, excelentes poedeiras ou mais calmas, se o objetivo for incentivar os mais pequenos a ajudar nas tarefas de alimentação e limpeza.

 

Pintas ou galinhas adultas?

As pintainhas são simplesmente adoráveis e uma forma imbatível de atrair os mais jovens para o hobby da criação. Porém, as pintas acabadas de nascer são frágeis e requerem cuidados específicos – para evitar desilusões e lágrimas, se é principiante, é melhor não começar por aqui. Tambem pode adquirir frangas com cerca de 10 semanas, quando são mais resistentes (e já é possível assegurar o seu género com certeza). Neste caso, lembre-se que ainda tem de esperar uns 4 ou 5 meses para os primeiros ovos. As galinhas adultas, que já começaram a pôr ovos, são uma excelente opção e a mais indicada para quem está a começar!

 

Galo – sim ou não?

Se alguma vez se perguntou se precisa de um galo no seu bando (e ficou com receio de acordar de madrugada com as suas acrobacias vocais), a resposta é um rotundo não. Os galos são apenas necessários se pretender fertilizar os ovos e obter mais pintos. Na sua ausência, as galinhas põem o mesmo número de ovos e, se não quer fazer criação de pintos, aconselhamos até a que se abstenha de adquirir um. O reverso da medalha dos galos, por assim dizer, é a sua beleza e personalidade – não é por nada que são a imagem de marca e o som icónico do campo, testemunhado pela sua presença em milhares de cata-ventos!

 

Maison Chicken – Alojamento

Com a crescente popularidade da criação de galinhas, hoje é fácil encontrar galinheiros pré-fabricados com um design atraente para colocar no seu quintal ou terreno. Claro que construir o seu próprio condomínio galináceo é um projeto perfeito para quem aprecia os trabalhos manuais! Mas de quanto espaço precisa efetivamente para as suas galinhas? A regra geral é contar com cerca de 2,5m2 por galinha dentro do galinheiro (quanto mais, melhor, para evitar desentendimentos) e 9m2 no espaço exterior. Se tiver uma pequena horta ou jardim pode ser aconselhável vedar uma área para usufruto diário das suas galinhas sem pôr em risco as suas flores e vegetais!

 

Grão a Grão – Alimentação

A alimentação é o cuidado mais importante a ter diariamente com as suas galinhas. Quer as mantenha para produção de ovos, quer como animais de estimação, uma alimentação de excelência é o que vai assegurar a qualidade dos primeiros e a saúde e longevidade das suas galinhas. Uma ração com uma composição adequada de proteína e minerais é mais de meio caminho andado para transformar o seu hobby num sucesso. Além da ração, claro que as galinhas adoram vegetais e fruta (daí a atenção a vedar a sua horta), que lhes pode oferecer como snack diário. A evitar por completo: abacate, ruibarbo, doces e comida processada. Água fresca e limpa deve estar sempre disponível.

 

A Galinha dos ovos d’ouro - Tudo sobre ovos

As galinhas começam a pôr ovos por volta dos seis meses de idade e continuam até aos 10 anos (que é a expetativa superior de vida para uma galinha com bons cuidados de alimentação e saúde). O pico da produção está circunscrito aos primeiros 2 anos de vida. Grosso modo, e dependendo da variedade de galinhas que adquira, pode esperar obter 6 ovos por semana de cada uma delas. A produção também está dependente do período de exposição solar: no outono, com a muda das penas, a produção diminui, mas caso proporcione às suas galinhas iluminação artificial pode colmatar o decréscimo. Para forrar os ninhos do seu galinheiro escolha palha e feno de qualidade ou aparas de pinheiro e abeto.

 

Esperamos ter despertado o seu interesse!